Soares, JoséBarbas, MariaCosta, José Augusto Duarte2016-11-212016-11-212010http://hdl.handle.net/10400.15/1618Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação MultimédiaO estudo que apresentamos, “O Contributo da Fotografia na Expressão de Sentimentos e Emoções na Escola” integra-se no âmbito do estágio realizado e apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, para obtenção do grau de Mestre em Educação e Comunicação Multimédia. Tentámos pois, construir, observar e analisar alguns dos percursos de integração, expressão e aceitação das manifestações de emoções e sentimentos na escola. Procurámos que os alunos que frequentam o Clube de Fotografia, da Escola Básica 2, 3 D. João II – Santarém manifestem, compreendam e aceitem as suas emoções e sentimentos. Isto através da concretização de várias actividades dinamizadas no âmbito deste clube, em articulação com as solicitações e necessidades da escola e com temáticas e os valores veiculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Este trabalho colaborativo permitiu o envolvimento de todos, em actividades diversificadas, em torno da fotografia, nas suas mais variadas vertentes. Teve como suporte, o recurso a ferramentas informáticas, de acordo com a evolução e integração das tecnologias de informação e comunicação na sociedade actual. Através da realização deste projecto procurámos responder à questão: qual poderá ser o contributo da fotografia na expressão dos sentimentos e emoções dos alunos, na escola? Como é que podemos ajudar os alunos a viver, aceitar e manifestar as suas emoções e sentimentos na escola transformando-os em cidadãos mais felizes, justos, capazes, conscientes e interventivos na sociedade?porsociedade da informaçãofotografiaemoçõesWeb 2.0processo de ensino - aprendizagemO contributo da fotografia na expressão de sentimentos e emoções na escola (estudo de caso)master thesis