Cardona, Maria JoãoLinhares, Elisabete2020-12-232020-12-232020-12Cardona, M.J. & Linhares, E. (coord.) (2020). Da prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básico. Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE978-989-54983-1-4http://hdl.handle.net/10400.15/3161Esta publicação é a primeira de uma coleção sobre Formação & Educação nas primeiras idades que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém está a organizar no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência com a finalidade de divulgar trabalhos de pesquisa de docentes e formandos/as. Enquadrada pelo processo de Bolonha, a componente investigativa dos planos de estudo destes mestrados tem permitido uma maior articulação entre os processos formativos e investigativos, capacitando o/as futuro/as profissionais a refletir de forma mais sistematizada procurando produzir conhecimento nas suas áreas de atuação, com o objetivo de resolver problemas, melhorar e compreender os contextos em que desenvolvem a sua intervenção. Os trabalhos apresentados refletem, deste modo, processos investigativos realizados em contextos de intervenção decorrentes da prática de ensino supervisionada, e constituem-se, como refere a Professora Lurdes Serrazina no prefácio, como relevantes no processo de desenvolvimento profissional deste/as futuro/as profissionais podendo ainda trazer importantes contributos na definição de trabalhos futuros. Nesta primeira publicação são apresentados alguns trabalhos de pesquisa realizados por formandas e devidamente enquadrados pelos/as docentes orientadores.porciências da educaçãosupervisãoinvestigação na educaçãopré-escolarensino básicoformação de educadoresformação de professoresprática supervisionadaDa prática de ensino supervisionada à investigação na educação pré-escolar e no ensino básicobook