Maia e Carmo, Teresa2019-01-092019-01-092018-11Maia e Carmo, Teresa (2018). Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? in Mátria Ano VI, Número VI, Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão2183-1467http://hdl.handle.net/10400.15/2405O presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015). Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior.porMOOCensino superior2.0Europa 2020agenda digitaltecnologias educativasaprendizagem ao longo da vidaaprendizagem baseada em TICelearmingcompetências digitaisempregabilidadeEnsino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura?journal article