Loureiro, DianaAlves, JénifaHilário, VandaBranco, Marco A. C.Catela, David2022-05-152022-05-152010-10Loureiro, D., Alves, J., Hilário, V., Branco, M., & Catela, D. (2010). Imitação de uma tarefa de equilíbrio estático em jovens de 14-15 anos de idade: estudo exploratório sobre neurónios espelho. In O. Vasconcelos, M. Botelho, R. Corredeira, J. Barreiros, & P. Rodrigues (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança III (pp. 115-119). Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.Depósito Legal: 294167/09http://hdl.handle.net/10400.15/3986A imitação é um potente instrumento de aprendizagem. Recentemente, foram descobertos neurónios que são activados quando observamos a execução de uma tarefa motora e quando a realizamos. Este suporte neuronal vem reforçar a importância da imitação na aquisição de habilidades motoras. Fomos verificar se jovens de 14-15 anos de idade revelavam melhor prestação numa tarefa de equilíbrio estático quando podiam observar a execução, em oposição a uma situação em que só recebiam instrução verbal. Os jovens equilibraram-se sobre uma bola suíça em 3 condições: (i) após instrução; (ii) após observação da execução por outro, e (iii) e em simultâneo com a observação da execução por outro. Os participantes obtiveram significativamente maior tempo em equilíbrio na condição após observação que nas restantes duas; e, individualmente a maior frequência de melhor tempo foi nesta condição e a frequência de pior tempo na condição em que não tiveram acesso a observação. Os resultados suportam parcialmente a hipótese do envolvimento de neurónios espelho.porImitaçãoequilíbrio estáticoneurónios espelhojovensImitação de uma tarefa de equilíbrio estático em jovens de 14-15 anos de idade: estudo exploratório sobre neurónios espelhobook part