Louro, HugoGarrido, NunoFerraz, CristinaMarinho, DanielConceição, AnaTolentino, JaimeBarbosa, TiagoSilva, António2021-08-122021-08-122009Louro ,H.; Garrido, N.; Ferraz, C.; Marinho D.; Conceição, A.; Tolentino, J.; Barbosa ,T. & Silva ,A. (2009). As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino. Montes Claros, Editora Unimontes978-972-669-796-1http://hdl.handle.net/10400.15/3593O ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem.porNatação desportivaeducação físicamodelosbiomecânicoensinoAs técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensinobook