Marques, Maria da Nazaré da SilvaMourato, Ana Margarida Gonçalves Martins GabrielCardoso, Maria Inês AlmeidaAlmeida Cardoso, Maria InêsCardona, M. J.Linhares , E.2025-02-132025-02-132024-12Marques, M.N.S.; Mourato, A.M.G.M.G. & Cardoso,M.I.A. (2024). A Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In M.J. Cardona & E. Linhares, Formação & Educação nas primeiras idades, 144-165.978-989-35760-9-0http://hdl.handle.net/10400.15/5040http://hdl.handle.net/10400.15/5698Na pesquisa que apresentaremos, pretendemos estudar as potencialidades que o livro literário infantil pode ter enquanto promotor da interdisciplinaridade nas áreas do currículo nos primeiros anos, procurando, assim, compreender como é que as atividades motivadas pelo livro literário para a infância podem afetar o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, incidindo sobre um grupo de pré-escolar e duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Este estudo colocará em perspetiva a importância da presença do livro na rotina escolar, orientando-nos pelas seguintes questões: i) Qual o contributo do livro literário para a infância no envolvimento das crianças nas atividades e nas suas aprendizagens em contexto de pré-escolar?; ii) Qual a diferença entre o nível de envolvimento das crianças em atividades interdisciplinares com o uso do livro, comparando com aquelas em que o livro não foi usado?; iii) Qual a diferença entre o nível de ampliação de aprendizagens proporcionadas por atividades interdisciplinares com o uso do livro e proporcionadas por atividades interdisciplinares sem o uso do livro? No âmbito metodológico, a investigação realizada é de natureza qualitativa, tendo havido lugar a notas de campo, grelhas de observação, rubricas de avaliação dos aspetos em análise – níveis de envolvimento, seguindo a escala de Laevers, e de aprendizagem das crianças – e videogravação das atividades interdisciplinares estudadas. Nesta investigação participaram: duas estagiárias; uma sala de jardim de infância; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB, sendo uma o grupo experimental (atividades interdisciplinares com recurso ao livro) e outra, o de controlo (atividades interdisciplinares sem recurso ao livro). A análise dos dados obtidos permitiu obter uma visão mais clara e segura acerca do uso da literatura para a infância, a par das atividades interdisciplinares, no âmbito pedagógico, nomeadamente em contexto de pré-escolar e 1.º CEB. Efetivamente, foi possível compreender que o livro literário pode contribuir de forma positiva para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os bons resultados obtidos na área de Português.porliteratura infantillivrointerdisciplinaridadecurrículopré-escolar1º ciclo do ensino básico.A Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicobook