Cavadas, Bento (ed.lit.)Linhares, Elisabete (ed.lit.)Martins, M. Clara( ed.lit.)Correia, Marisa (ed.lit.)Mestrinho, Nelson (ed.lit.)Branco, Neusa Cristina Vicente (ed.lit.)Santos, Raquel ed.lit.)Colaço, Susana (ed.lit.)Ribeirinha, Teresa (ed.lit.)2024-12-292024-12-292024-03987-989-35287-6-1http://hdl.handle.net/10400.15/5047O Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)” realiza-se nos dias 15 e 16 de março de 2024 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém). Este evento científico decorre do trabalho que os docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da ESE-IPSantarém têm vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math. A 3.ª edição do evento centra-se na inovação em educação em matemática e ciências, decorrente de práticas interdisciplinares colaborativas, do uso de tecnologias digitais, da exploração de ambientes educativos inovadores e diferentes contextos associados à formação integral do aluno, como a educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse evento será também promovida a reflexão sobre o futuro da formação de professores de matemática e de ciências. O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024” pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, tendo como objetivos: • Divulgar práticas, recursos educativos e projetos de inovação, nacionais ou internacionais, no ensino presencial ou a distância da matemática ou das ciências, nos diferentes níveis de ensino; • Promover a reflexão crítica sobre abordagens educativas interdisciplinares na formação inicial e contínua de educadores e professores; • Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, colaboração e inovação pedagógica em matemática e ciências; • Compreender as potencialidades dos ambientes educativos inovadores no ensino da matemática e das ciências; • Discutir as implicações das inteligências artificiais no ensino da matemática e das ciências. O Encontro envolve dinâmicas diversificadas, como sessões plenárias, sessões práticas e simpósios de comunicações, prevendo-se a existência de momentos presenciais e a distância. Tem como destinatários estudantes de licenciatura e mestrado, educadores, professores, formadores de professores e outros profissionais interessados nesta temática.porciênciasmatemáticaevento científicoformação de professoresinovação em educaçãoflexibilidade curricularIA no ensino da matemática e das ciênciasLivro de resumos - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciênciasbook