Pacheco, NunoBarbas, MariaPicão, Fernanda Maria Severo2016-11-212016-11-212010http://hdl.handle.net/10400.15/1622Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação MultimédiaCom este estudo pretende-se contribuir para a formação dos professores de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) na área das TIC. Este estudo incidiu sobre o grupo de professores de EMRC da Diocese de Santarém. O professor tem de enfrentar o desafio constante de se adaptar às novas necessidades da sociedade e, forçosamente, acompanhar o aperfeiçoamento das tecnologias da informação e comunicação, sob o risco, se o não fizer, de ser tornar pouco atractivo e desactualizado, não formando adequadamente cidadãos aptos a enfrentar os novos desafios da sociedade do conhecimento. Segundo Pierre Lévy “Importa acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que está verdadeiramente questionando as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, nomeadamente, os papéis de professor e aluno”. Urge eleger uma nova forma de nos relacionarmos com o conhecimento, elegendo estratégias inovadoras de aprendizagem. O professor já não é mais um mero transmissor de conhecimento mas um assistente da construção do conhecimento. E facilitador da aprendizagem. Através da realização deste estudo procurámos responder às questões: Como sensibilizar os professores de Educação Moral religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Santarém, para a utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem? Os materiais de apoio à disciplina de EMRC divulgados pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) são suficientes e satisfatórios?porformação de professoresTICeducação moral e religiosaMoodleAs Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores de Educação Moral Religiosa Católicamaster thesis