Galinha, SóniaVitório, Anabela Ribeiro Louro Alves2024-05-052024-05-052024-04-03203592123http://hdl.handle.net/10400.15/4837Mestrado em Administração EducacionalNeste trabalho de projeto apresentamos o resultado de um estudo centrado no bem estar/satisfação dos/s docentes. Foi realizado num Agrupamento de Escolas (AE) onde procuramos averiguar os sentimentos que predominam nos/as docentes relativamente profissão e à instituição educativa. Apresentamos, os fatores mais apontados como causadores da satisfação e/ou da insatisfação e sobre o que os docentes, consideram que possa ser realizado no AE para promover o bem-estar na profissão docente. Auscultamos, a opinião da Diretora sobre a sua satisfação com a profissão, assim como, a perceção que ela própria tem sobre os sentimentos que predominam nos/as docentes no AE que gere. Procuramos saber, o que está a ser implementado ao nível da gestão com o objetivo de contribuir para promover o bem-estar dos/ as docentes. O trabalho está dividido em duas partes, uma teórica e outra empírica. Na primeira parte apresentamos uma revisão da literatura, onde desenvolvemos vários tópicos relacionados com o tema. Apresentamos, uma breve descrição sobre o contributo que a psicologia positiva e o mindfulness poderão ter para o bem-estar na profissão docente. Na segunda parte do trabalho, apresentamos, o tipo de estudo e os resultados do mesmo. Foi realizada uma abordagem qualitativa e quantitativa através de inquéritos mistos realizados aos/às docentes e uma entrevista semiestruturada realizada à Diretora. Apresentamos o projeto “Tempo para Florescer - Cultivando o Bem-Estar na Profissão Docente”. É um projeto que apresenta um programa inovador, integrador e multifacetado que procura utilizar, a abordagem da psicologia positiva, do coaching, práticas de mindfulness e de pilates para ser implementado no AE. Tendo como objetivo, elevar a satisfação geral dos/as docentes através da promoção do bem-estar físico, mental e emocional. Este programa proporciona ferramentas, práticas e abordagens holísticas para o desenvolvimento pessoal e profissional que consequentemente irá contribuir para elevar o sucesso educativo.In this project work, we present the outcome of a study focused on the well being/satisfaction of teachers. It was conducted in a School Cluster (AE) where we sought to ascertain the predominant feelings among teachers regarding their profession and the educational institution. We discuss the factors most frequently cited as causes of satisfaction or dissatisfaction, and what teachers believe can be done at the AE to promote well-being in the teaching profession. We sought the opinion of the Director regarding her satisfaction with the profession, as well as her perception of the prevailing sentiments among the teachers in the AE she manages. We aimed to find out what is being implemented at the management level to contribute to promoting the well-being of the teachers. The work is divided into two parts, a theoretical and an empirical one. In the first part, we present a literature review, where we develop various topics related to the theme. We offer a brief description of how positive psychology and mindfulness could contribute to well-being in the teaching profession. In the second part of the work, we present the type of study conducted and its results. A qualitative and quantitative approach was used, including mixed surveys conducted with the teachers and a semi-structured interview with the Director. We introduce the project “Time to Flourish - Cultivating Well-Being in the Teaching Profession”. This project features an innovative, integrative, and multifaceted program that seeks to utilize positive psychology, coaching, mindfulness practices, and pilates to be implemented in the AE. The goal is to increase the overall satisfaction of the teachers by promoting physical, mental, and emotional well-being. This program provides tools, practices, and holistic approaches for personal and professional development, which will consequently contribute to enhancing educational success.porescolasdocentesbem-estarmal-estar docentepsicologia positivaschoolsteacherswell-beingdiscomfortpositive psychologyO bem-estar na profissão docente: perceção dos docentes e contributos das organizações educativasmaster thesis203592123