Gaspar, Fernando C.Gouveia, Cristina Maria Jardim2019-05-152019-05-152019-04-30Gouveia, C. (2019). Ética de Marketing : influência das práticas não-éticas no comportamento de compra do consumidor face aos testes em animais na indústria cosmética : estudo do caso – L’Oréal (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/2550>http://hdl.handle.net/10400.15/2550Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2019A ética tem como objeto de estudo o indivíduo e além dos seus princípios teóricos requer uma execução prática. Não existe conformidade sobre o que constitui um comportamento ético ou não-ético, por isso, o indivíduo tem que ponderar a sua posição ética antes de agir. Neste estudo pretende-se analisar a influência que as práticas não-éticas do grupo L'Oréal têm no comportamento de compra do consumidor face aos testes em animais na indústria cosmética. Existem sempre considerações éticas quando o indivíduo lida com animais, contudo estas são comprometidas se forem realizados testes envolvendo o seu sofrimento. Os resultados apresentados demonstram que a intenção de compra do indivíduo não corresponde precisamente ao seu comportamento. Ainda que, o consumidor se preocupe com o bem-estar animal, o indivíduo não tem ainda formação suficiente sobre o tema para ponderar a compra do seu cosmético com base na forma como fora testado.porTestesAnimaisNão-éticaCosméticaL’OréalCruelty-freeÉtica de Marketing:influência das práticas não-éticas no comportamento de compra do consumidor face aos testes em animais na indústria cosmética:estudo do caso – L’Oréalmaster thesis202249301