Branco, NeusaColaço, SusanaLinhares, Elisabete2025-04-212025-04-212024-11Cavadas,B., Branco, S., Colaço,S. & Linhares, E.(2024, novembro, 13-16).Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemas. [Apresentação poster]. VI Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento, ESEC do Instituto Politécnico de Leiria, Leiria.http://hdl.handle.net/10400.15/5770A biodiversidade é um conceito chave em biologia que engloba toda a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project - Teaching Sustainability (TAP TS), os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”. Neste poster são apresentados os resultados de uma tarefa exploratória para alunos do 1 º Ciclo do Ensino Básico 1 º CEB) focada na biodiversidade e ecossistemas. Os seis alunos que participaram foram convidados a: ● Representar um ecossistema com blocos de construção e a descrevê-lo; ● Identificar possíveis danos no equilíbrio do ecossistema e as suas causas; ● Propor ações para proteger e recuperar o ecossistema. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos mobilizarem a sua criatividade, desenvolverem valores de sustentabilidade, bem como o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.porecossistemaensino básicoConceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasconference poster not in proceedings10.25766/dfb3-w915