Linhares, ElisabeteNobre, SílviaAmaro, MariaCaridade, MárioMendes, Madalena2024-12-272024-12-272024-03-05Linhares,E., Nobre,S., Amaro,M., Caridade,M., & Mendes,M.(2024, março 14 - março 15). Oficina Pedagógica: “Floresta, muito mais que árvores”.[Poster presentation]. Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, Santarém.987-989-35287-6-1http://hdl.handle.net/10400.15/5041A oficina pedagógica direcionou-se a uma turma com 23 alunos do 4.º ano de uma escola pública de Santarém, no âmbito das atividades desenvolvidas na semana da Ciência e da Tecnologia 2023. A atividade realizou-se no espaço exterior da Escola Superior de Educação de Santarém, tendo tido a duração de vinte minutos. Os objetivos principais foram: sensibilizar para a problemática da poluição dos ecossistemas florestais, identificar as suas causas e promover as respetivas soluções e desenvolver competências de cariz ambiental que envolvam a participação ativa dos alunos na preservação dos ecossistemas. A oficina procurou promover os objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o objetivo 13 (ação climática) e o objetivo 15 (proteção da vida terrestre), no sentido de melhorar a educação e a capacidade dos estudantes para aprenderem soluções no que respeita às alterações climáticas. A dinâmica iniciou-se com a leitura de uma estória sobre um parque florestal, representativo de um ecossistema fictício em equilíbrio, destacando danos posteriores causados pelo ser humano e as respetivas consequências para a sobrevivência dos seres vivos. A análise visual de ecossistemas saudáveis e poluídos foi o ponto de partida para a construção de ecossistemas poluídos, recorrendo à utilização de legos. Posteriormente, os alunos propuseram soluções escritas em post-its, colando-as em diferentes ramos de uma pequena árvore. As soluções apresentadas indicam que devem ser colocados mais ecopontos, plantar árvores, não poluir o ambiente terrestre e aquático, cuidar e ser amigo do ambiente limpando-o e ajudando os animais, bem como participar em campanhas de sensibilização. A avaliação baseou-se no desempenho, cumprimento do tempo e criatividade dos alunos, com uma avaliação não formal realizada em grupo no final. Considera-se que os objetivos desta oficina foram alcançados através dos ecossistemas recriados em legos e das soluções propostas pelos alunos no final da oficina.poroficina pedagógicaecossistemas florestaisobjetivos de desenvolvimento sustentável1.º Ciclo do Ensino BásicoOficina Pedagógica: “Floresta, muito mais que árvores”other