Silva, Mário Ribeiro daGonzaga, LuisRosa, MartaFigueiredo, Maria do Carmo (preferencial)Amendoeira, JoséMatos, Rui2021-10-062021-10-062021-05-18http://hdl.handle.net/10400.15/3651Introdução: O desenvolvimento global da doença Covid-19 teve um impacto particular no ensino superior. O isolamento social, a restrição da mobilidade e a consequente redução de contactos, trouxe a professores, estudantes e suas famílias situações de stress sem precedentes. A qualidade da adaptação a estas situações, decorrente da singularidade dos recursos de cada um, revela-se determinante na gestão do próprio bem-estar psicológico. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia Covid 19 na saúde mental e bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Um estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, com 775 estudantes, visando descrever a auto-perceção das dimensões de saúde mental avaliadas pelas Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS; Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e do Bem-Estar Psicológico através da Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP; Monteiro, Tavares e Pereira, 2012). O tratamento e análise dos dados foram realizados com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial pelo software IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente às dimensões de saúde mental correlaciona negativamente com a autoavaliação das dimensões de bem-estar psicológico. Estudantes com níveis de stress e depressão aumentados, e não tanto de ansiedade, apresentam menor nível de bem-estar psicológico, em particular, nas dimensões de envolvimento social e felicidade. Numa análise quanto ao género, verificamos que as mulheres pontuam de forma significativamente mais elevada o stress, ansiedade e depressão, o que se repercute igualmente na menor valorização do próprio bem-estar psicológico. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção com os estudantes centrada no desenvolvimento de mecanismos de coping e de empoderamento que lhes permitam gerir o potencial stressante, decorrente do período de confinamento, imposto pela pandemia COVID 19. Em paralelo, esta maior capacitação constitui-se como promotor de Bem- Estar Psicológico transversal às diversas dimensões da sua vida.porCOVID-19Estudantes do ensino superior,Saúde mentalBem-estar psicológicoImpacto do confinamento decorrente da COVID-19 na Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em estudantes do ensino superior em Santarém e Leiriaconference object