Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreCarvalho, OliviaBarbosa, SusanaMartins, RosaPascoinho, João2022-02-112022-02-112022-01-26Galinha, S.A, Carvalho, O.; Barbosa, S., Martins, R. & Pascoinho, J. (2022, janeiro 26-28). Inclusão, perspetivas e contextos. O caso do Movimento da Escola Moderna. 6º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente e 9ª Reunião de Pediatria Social da SPS-SPP. Porto, Portugal. Resumo ICCA2022-50028http://hdl.handle.net/10400.15/3885O atual conceito e a legislação sobre a inclusão no sistema educativo português sugerem que todas as crianças e jovens dispõem de medidas de suporte à inclusão. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assume-se como um modelo pedagógico democrático, que pressupõe práticas pedagógicas inclusivas. Neste estudo, procurou-se compreender de que modo as educadoras de infância refletem e perspetivam a inclusão e comparar a perspetiva de inclusão de profissionais que exercem atualmente funções na educação pré-escolar, em jardins de infância públicos. Tratou-se de um estudo exploratório com oito participantes, em que metade refere adotar aquele modelo pedagógico.poreducaçãoinclusãoInclusão, perspetivas e contextos. O caso do movimento da Escola ModernaInclusion, perspectives and contexts. The case of the modern school movementconference object