Brito, ClaraUva, MartaDuarte, Nânci Catarina Silvestre2021-12-092021-12-092021-11-10202805492http://hdl.handle.net/10400.15/3796Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório ilustra todo o meu percurso realizado, ao longo do Mestrado, em Educação Pré-Escolar, nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como principal objetivo de compreender de que forma esta metodologia se pode sustentar nos Fundamentos e Princípios referidos nas Orientações Curriculares para o Pré-Escolar. Este está dividido em duas partes, sendo que a primeira é referente às práticas realizadas, nos três momentos de estágios e a segunda parte relativa à componente investigativa, procurando responder à questão/problemática. A metodologia enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 14 educadoras em diversos contextos, onde o ponto de partida de pesquisa foi constituído por questões práticas do trabalho quotidiano. A recolha de dados feita através das entrevistas, da revisão de literatura, da consulta documental de ambos os contextos de estágio e através de observações participantes diretas, serviu para fundamentar e sustentar toda a investigação. Os dados permitiram verificar que “A criança aprende a partir da ação”, ou seja, “agir para pensar para compreender”, (OCEPE, 2007:47), na metodologia de trabalho por projeto, através da pedagogia em participação, a criança está diretamente envolvida na experiência e na construção da sua própria aprendizagem, tendo em conta as suas necessidades, compreendendo o mundo que a rodeia, ficando predisposta a adquirir novos conhecimentos. Através da realização de um único projeto, a criança desenvolve inúmeras conceções relativas às diferentes áreas do saber, tornando-se assim um processo holístico da sua aprendizagem.This article illustrates my entire path of the Masters in Educação Pré-Escolar, in the different contexts of supervised education practices, which has as main goal understanding how this methodology can be sustained with the fundamentals and principals mentioned by the curricular pre-scholar orientations. It is divided in two parts; the first referring to the realized practices in the three internships and the second to the investigation component seeking the answer to the question/problem. This methodology is based on an approach of a quantitative nature, through semi structural interviews done to 14 educators on different contexts, where the starting point of research was built by daily practical questions. The data collected through interviews, of literature revision, of documents consultation of both internship contexts and through participative direct observations was able to sustain and base the whole investigation! The data verified that “a child learns from the act”, which means, “act to think to understand”, (OCEPE, 2007:47), in the methodology of “by project” work, through participative pedagogy, the child is directly involved in the experience and construction of its own learning, accounting its needs, understanding the surrounding world and becoming keen on acquiring new knowledge. Through a single project realization, a child develops many opinions relative to different areas of knowledge, becoming, this way an holistic process of its learning.pormetodologia de trabalho por projetoOCEPEcriançatransversalidadedesenvolvimentoproject work methodologychildtransversalitydevelopmentSerá a Metodologia de Trabalho por Projeto facilitadora dos Fundamentos e Princípios das Orientações Curriculares?master thesis202805492