Marques, Ramiro2021-09-302021-09-302021Marques, R. (2021). A ética das virtudes na escola. In Galinha, S. A. (Coord.) Bem-estar, Educação e Direitos da Criança. Coleção CO3 Co-Construir Comunidades, Vol. I. (pp.61-68) Santarém: JOIA. ISBN: 978-989-53210-1-8978-989-53210-1-8http://hdl.handle.net/10400.15/3642Qual é o contributo que a escola pode dar para a aquisição das virtudes intelectuais e das virtudes do caráter? Pode a escola, enquanto instituição, favorecer o desenvolvimento de práticas excelentes e, enquanto tal, permitir a realização de atividades com objetivos internos ao agente? Pode a escola ser um local de construção da eudaimonia pelo agente? Ou será que as escolas estatais dos nossos dias se afastaram dessa missão e já não são capazes de assegurar as condições propícias ao desenvolvimento do caráter dos agentes? Será que as escolas deixaram de ser comunidades onde se adquirem e praticam as virtudes intelectuais e as virtudes do caráter?poréticaescolaensino públicoA ética das virtudes na escolabook part