Nobre, SílviaLinhares, ElisabeteRodrigues, MiguelRodrigues, CarolinaRamos, Maria2024-12-272024-12-272024-03-05Nobre,S., Linhares,E., Rodrigues,M., Rodrigues, c. & Ramos,M. (2024, março 14 - março 15). Oficina Pedagógica: ReciCircuitos.[Poster presentation]. Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, Santarém.987-989-35287-6-1http://hdl.handle.net/10400.15/5042A reciclagem é uma componente essencial nas práticas sustentáveis, ajuda na redução do impacto ambiental, na conservação de recursos naturais e na diminuição da poluição. A oficina foi realizada no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia na Escola Superior de Educação de Santarém e envolveu a dinamização e exploração de um jogo de tabuleiro. Explorar a reciclagem numa oficina pedagógica através do jogo oferece a oportunidade de discutir não apenas os processos de reciclagem, mas também o ciclo de vida dos materiais, a importância da separação de resíduos, a redução do desperdício e as possíveis consequências ambientais de não reciclar. Estes foram os conteúdos explorados através dos cartões do jogo pelos alunos de 4.º ano de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico do distrito de Santarém. O jogo tem como objetivo sensibilizar os alunos para a reciclagem de forma lúdica recorrendo aos robôs educativos da Clementoni®, funcionando como um jogo do tipo Quizz. Os robôs didáticos serviram como piões, ou seja, foram utilizados para percorrer as casas do jogo. Para a recolha de dados foram aplicadas as seguintes estratégias: observação, recolha de imagens e feedback dos participantes. A intervenção permitiu trabalhar os seguintes objetivos: reconhecer práticas de consumo responsável que visem a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos e sensibilizar para a adoção de comportamentos e práticas adequadas para a valorização dos diferentes tipos de resíduos. No decorrer da atividade, foi possível observar uma notória interação entre os estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza e os alunos do 4.º ano. Esta abordagem permitiu ainda aos estudantes da formação inicial em Educação Ambiental e Turismo de Natureza vivenciarem uma experiência pedagógica que envolveu como grupo-alvo crianças do 1.º CEB, percebendo a importância do planeamento de atividades, da adequação dos recursos e da linguagem à faixa etária, bem como do papel da avaliação.poroficina pedagógicareciclagemconservaçãorecursos naturais1.º CEBOficina Pedagógica: ReciCircuitosconference object