Correia, MarisaFreire, Ana2014-11-162014-11-162014-10Correia,M. & Freire,A. (2014).A Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1º Ciclo .Braga:Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, organizado no âmbito da International Study, 340-345978-972-8952-30-3http://hdl.handle.net/10400.15/1077O estudo analisa a influência das conceções centrais dos professores acerca do ensino das ciências no 1.º ciclo na mudança das práticas, após o envolvimento num programa de formação. Para se atingir estas finalidades recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa com orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras, pertencentes a sete escolas diferentes situadas no mesmo concelho. Utilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas e documentos escritos. Os resultados evidenciaram a existência de conceções tradicionais acerca do modo de aprender dos alunos e acerca do ensino das ciências no 1.º ciclo que são consistentes com as práticas. Verificou-se, ainda, a existência de outros fatores que impedem as professoras de colocar em prática as ideias, como os seus conhecimentos, os recursos, as características dos alunos e a gestão curricular. Nas conclusões são, ainda, discutidas possíveis linhas de atuação na elaboração de novos programas de formação.porConceções de ensinoensino das ciências no 1.º cicloFormação de professoresA Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1.º Cicloconference object