Rodrigues, José2020-11-192020-11-192020-09Rodrigues, J. (2020). Desporto, formação e hipermodernidade. In. Rodrigues, J.(Ed.), Desporto, inovação e formação de treinadores (pp.14-25). Centro de Investigação em Qualidade de Vida/Instituto Politécnico de Santarém/Instituto Politécnico de Leiria978-972-95259-7-1http://hdl.handle.net/10400.15/3101Abraçamos este desafio de refletir sobre a formação pedagógica em desporto, procurando desenhar os contornos de um futuro que almejamos com qualidade e competência na intervenção dos profissionais do desporto. Confrontamo-nos com a dura realidade de ligeireza na regulação e opacidade nos processos educativos que orientam a formação dos técnicos. Pretendemos refletir sobre o efeito que a era da hipermodernidade, atual na nossa sociedade, tem sobre a formação dos técnicos de desporto, particularmente no ensino superior. A relação potencial existente entre estas temáticas parece, à primeira vista, ligeira, mas num olhar mais profundo verificamos o estado da formação neste momento crucial para a nossa sociedade. Em que a valorização da leveza e do efémero presente influencia as perspetivas e planos de desenvolvimento futuro do desporto, enquanto facto social total, e por conseguinte também a formação de técnicos de desporto. Na exploração de fenómenos como o desporto, importa abrir a perspetiva para uma análise global, sistémica, ou melhor total, na conceptualização de Mauss (2003). Este fenómeno, o desporto é tão relevante para a nossa sociedade, quer na sua mediatização, quer na sua interdependência, ou melhor na sua complexidade, na abordagem que Morin (2000) sustentou.pordesportotreinadorinovaçãoformaçãohipermodernidadeDesporto, formação e hipermodernidadebook part