Branco, NeusaBarradas, Ana Patrícia Pires2020-08-122020-08-122020-05-29202507009http://hdl.handle.net/10400.15/3007Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoCom o presente Relatório Final de Estágio pretendo apresentar as aprendizagens, as dificuldades, o trabalho desenvolvido e as vivencias experienciadas ao longo dos estágios nos diferentes contextos: creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a componente investigativa referente ao tema “A motivação no ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O relatório é constituído por duas partes centrais. A primeira parte é focada na contextualização dos diferentes contextos de estágio e na prática pedagógica, relatando vivências, aprendizagens e dificuldades durante a minha prática de ensino supervisionada, contemplando evidências do trabalho realizado e a reflexão sobre a intervenção. A segunda parte desenvolve a componente investigativa, que seguiu uma metodologia qualitativa na modalidade de investigação-ação. O estudo envolveu crianças de pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico com as quais se desenvolveu um conjunto de situações diversificadas, nomeadamente referentes à utilização de materiais manipuláveis. Os resultados mostraram que a motivação, por vezes, por si só não é o suficiente para as crianças adquirirem novas aprendizagens, mas que as ajuda nesse processo.With the present internship final report I intend to present the learnings, difficulties, developed work and lived experiences throughout all internships in diverse contexts: nursery, kindergarten and primary education and, lastly, the investigation referring to the theme “Motivation in mathematics teaching-learning in preschool and primary education”. This report is composed by two main parts. The first one is focused on the contextualization of the internships’ different contexts and pedagogical practice, describing some of the experiences, learnings and difficulties during my supervised teaching experience, contemplating evidence of the work done and reflection on the intervention. The second part develops the investigative component, which followed an investigation-action methodology of qualitative nature. The study involved children from pre-school to first cycle of basic education with which a set of diverse situations was developed, namely regarding the use of manipulable materials. Results showed that motivation alone sometimes isn’t enough for children to acquire new learnings, but it helps them in that process.pormotivaçãoenvolvimentoensino-aprendizagemtarefasinteração entre criançasmotivationinvolvementteaching-learningtasksinteraction between childrenA motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202507009