Graça, LucianaCardoso, Inês2023-03-092023-03-092022Graça, L. & Cardoso, I. (2022). A escrita criativa em aulas de português como língua não materna. 5.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa”. UA, Departamento de Língua e Culturas, 4, 5 e 6 de maio de 2022978-972-789-759-9http://hdl.handle.net/10400.15/4338A conceção da aprendizagem de uma língua como uma ímpar oportunidade em termos experienciais e culturais constitui-se como um dos principais denominadores comuns das nossas práticas de ensino, em sala de aula, em geral, e em aulas de português como língua não materna, em universidades da América do Norte, mais em particular. A escrita de textos para um destinatário real é, precisamente, uma das possibilidades a que já recorremos, para tornar (mais) motivador e significativo o processo de aprendizagem da língua, explorando se as potencialidades decorrentes da própria interação entre a escrita e a leitura e da monitorização processual. Nesta nossa contribuição, apresentaremos, precisamente, os nossos modos de atuação em dois projetos de escrita criativa, desenvolvidos em aulas de português como língua adicional no Canadá, e com destinatários reais – alunos de diferentes países lusófonos -, implicando tal uma verdadeira socialização dos escritos. A forma empenhada como os aprendentes se envolveram, ativamente, na elaboração dos contos, e que também exploraremos, bem como os progressos escriturais evidentes asseguram a importância destas atividades.porescrita criativaportuguês língua não maternafeedback formativo,projetos de escritainteração leitura-escritaA escrita criativa em aulas de português como língua não maternaconference objecthttps://doi.org/10.48528/betr-yc41