Rosa, MartaSilva, Mário Ribeiro da2012-07-202012-07-202011-04http://hdl.handle.net/10400.15/656Poster apresentado no III Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem. Santarém, Abril 2011, Sob orientação cientifica do Sr. Professor Doutor José AmendoeiraNa orientação de estudantes de 1º Ciclo, 1º Ano, no âmbito do Programa de articulação teórico-prático, da Unidade Curricular Enfermagem I, procuramos mobilizar os conhecimentos da disciplina, tendo por base as dimensões que a constituem de forma integrada. Este programa de articulação teórico – prático, nesta unidade curricular Enfermagem I, no 1º ano ocorre nos dois blocos teóricos, aquando das temáticas:  «A relação interpessoal no cuidar em enfermagem»  «Avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida» É importante referenciar que enquanto Escola de Saúde, preconizamos um modelo teórico de enfermagem que permite aos estudantes um quadro conceptual de referência, que os ajuda a estruturar o seu pensamento tendo em conta a avaliação da pessoa – Modelo de Vida Roper, Logan e Thierney, que está conceptualizado para a avaliação das capacidades da pessoa no desenvolvimento das suas actividades de vida. O que faz com que possamos mobilizar todas as dimensões de acordo com este modelo, assim como caminhar com o estudante para uma integração dos conhecimentos de forma responsável e congruente com a situação de cada pessoa, estimulando à pesquisa do conhecimento relacionado com aquilo que o estudante identifica enquanto foco de atenção de enfermagem, aquando da realização da avaliação inicial e de todo o processo de cuidados a implementar. Este processo permite desenvolver capacidades e habilidades no âmbito da avaliação inicial, planeamento, intervenção e avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida, seguindo a metodologia do estudo de caso-análise, concretizando-se pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo subordinado ao tema «Desenvolvimento do processo de enfermagem numa situação real considerando o Modelo de Enfermagem Roper-Logan-TierneyporCOMPETÊNCIA DO ESTUDANTEARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICAENFERMAGEMPROCESSO DE ENFERMAGEMMODELO TEÓRICO DE ENFERMAGEMArticulação teórico-prática. Da concepção à operacionalizaçãoother