Reis, Pedro2012-08-242012-08-242008Reis,P. (2008). As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre educação, 15 (16), 17-34. Disponível em http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174/2442236-0441http://hdl.handle.net/10400.15/705O papel da narrativa como meio de conhecimento é valorizado há muito tempo por diversas disciplinas como a história, a psicologia, a filosofia, a linguística, a antropologia ou a literatura. Durante as últimas décadas, também a educação passou a reconhecer, de forma crescente, a importância da narrativa como metodologia de investigação e de desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Este artigo pretende apresentar e ilustrar algumas potencialidades da utilização de narrativas em diferentes contextos educativos. Para tal, recorre a diferentes narrativas elaboradas por professores e alunos participantes em diferentes projectos de formação e de investigação coordenados pelo seu autor. - The role of narrative as a way of knowledge has been valued for quite a long time by several subjects such as history, psychology, philosophy, linguistics, anthropology or literature. During the last decades, education began also to recognize and value the importance of narrative in research and teacher education. This article intends to present and illustrate some potentialities of narratives in different educational contexts. All the presented examples were written or used by teachers and students who participated in different research and professional development projects coordinated by the author of this article.pornarrativadesenvolvimento pessoal e profissional de professoresinvestigação em educaçãoformaçãoAs narrativas na formação de professores e na investigação em educaçãoNarratives in teacher's formative practices and investigations about educationjournal article