Correia, MarisaLinhares, Elisabete2021-11-302021-11-302019Correia, M., & Linhares, E. (2019). Impacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo online. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (pp. 231-232). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém.http://hdl.handle.net/10400.15/3764Perante os desafios de uma sociedade em constante mudança, pautada pelos diversos avanços da ciência e da tecnologia, torna-se fundamental que a escola e os seus professores respondam de forma assertiva a todas estas demandas, tomando consciência do potencial que os recursos digitais podem ter no pro-cesso de ensino e de aprendizagem dos alunos. Um ensino centrado no aluno tendo por base o jogo online poderá contribuir para o seu envolvimento e des-pertar o seu interesse, refletindo-se nas suas aprendizagens. Partindo desse pressuposto, este estudo qualitativo procurou verificar qual o impacto de uma sessão de formação sobre desperdício alimentar com recurso a um jogo online em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, em cada turma, a ses-são envolveu um primeiro momento de apresentação e discussão do tema se-guido da exploração de um jogo online intitulado “A família Consciência vai às compras” em grupos de alunos. O jogo foi concebido pelo Centro de Com-petência TIC de Santarém tendo por base os materiais pedagógicos desenvol-vidos pela equipa do projeto sensibilizar para o desperdício alimentar. No final do jogo, além da discussão promovida em torno da problemática, cada aluno respondeu a um questionário online para se aceder às suas perceções sobre a sessão. A professora titular de cada turma participante foi igualmente convi-dada a responder a um questionário online para avaliar a sessão. Participa-ram um total de 93 alunos e 4 professoras. Os dados obtidos permitiram verifi-car o jogo online promoveu a motivação e o interesse dos alunos ao longo de toda a intervenção. As docentes consideraram que o jogo digital envolveu os alunos por se tratar de um jogo interativo com uma linguagem acessível. Os jogos online poderão favorecer o processo de ensino-aprendizagem se devida-mente contextualizados e explorados em sala de aula.pordesperdício alimentarjogo online1.º CicloImpacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo onlineconference object