Ribeirinha, TeresaCorreia, Marisa2024-01-032024-01-032023-12Ribeirinha, T., & Correia, M. (2023). Percepções dos educadores e professores sobre a educação STEAM outdoor: um estudo exploratório. In M. Peralbo, A. Risso, A. Barca-Lozano, B. Silva, L. S. Almeida, J C. Brenlla-Blanco (Eds.), Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp. 852-865). Universidade da Corunha.http://hdl.handle.net/10400.15/4635Os espaços exteriores e áreas naturais das escolas podem complementar as salas de aula, pois oferecem um contexto significativo para a educação ao ar livre (educação outdoor), possibilitando inúmeras experiências de aprendizagem e a conexão com a natureza, através dos sentidos. Perante o potencial da educação outdoor e dada a inexistência de dados concretos que permitam ter uma visão fundamentada no que concerne às intensões e práticas dos docentes de utilização dos espaços exteriores, existiu a necessidade de realizar um estudo exploratório, de cariz qualitativo que permitisse conhecer e descrever essa utilização. Para tal, realizaram-se entrevistas a cinco docentes de um agrupamento de escolas de Santarém. Os resultados da análise temática das entrevistas revelaram dois temas principais relacionados com o objetivo de investigação: (1) desenvolvimento integral que compreende as intensões dos docentes face à relevância de utilização do espaço exterior como contexto de aprendizagem e (2) atividades práticas que descrevem o tipo de utilização desenvolvido pelos docentes nos espaços exteriores das suas escolas e os desafios que enfrentam ao realizá-las. No entanto, essa utilização parece não explorar as suas potencialidades enquanto contextos promotores de aprendizagens experienciais e abordagens interdisciplinares. A falta de formação dos docentes no que concerne à utilização interdisciplinar do ambiente exterior é um dos fatores que condiciona a sua utilização.poreducação outdooreducação STEAMformação de professoresPercepções dos educadores e professores sobre a educação STEAM outdoor: um estudo exploratóriojournal articlehttps://doi.org/10.17979/spudc.000026