Piscalho, IsabelGodinho, JessicaGuedes, Sofia2023-01-292023-01-292022-06Piscalho, I.; Godinho, J. & Guedes, S.(2022). Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes. In M.J. Cardona & E. Linhares. A investigação na formação inicial de professores, 65-88. ISBN 978-989-54983-8-3978-989-54983-8-3http://hdl.handle.net/10400.15/4274É consensual que a educação de infância beneficia o percurso educativo das crianças por ser um “espaço” que tem por função a construção de vivências, de interações, de partilha, além de proporcionar o desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e linguístico da criança. Este artigo resulta dos desafios e oportunidades sentidos por duas estudantes (par pedagógico de estágio) no âmbito da prática supervisionada em educação pré-escolar, do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico de uma instituição de ensino superior politécnico em tempos de pandemia COVID-19. Este estudo exploratório, a partir de narrativas de formação, desenvolveu-se em dois eixos de análise com as seguintes finalidades: estudar as perspetivas das futuras profissionais de educação de abordagens, principalmente, por meio de ensino remoto6 ; diferentes procedimentos de avaliação, etc. (Nóvoa, 2022).porcovid19jardim de infânciacriançapandemiaformação de professoresestudanteRetrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentesbook part