Teixeira, MadalenaPereira, Susana Raquel Figueira2017-08-242017-08-242015-03-24http://hdl.handle.net/10400.15/1880Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoNo âmbito do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico surge o presente relatório, um instrumento de avaliação que cerca o percurso desenvolvido ao longo do 2.º ciclo de estudos. No que concerne à sua estrutura, este divide-se em duas partes distintas, a primeira refere-se às intervenções realizadas no decorrer das práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1.º e de 2.º CEB; a segunda, relaciona-se com a prática investigativa. Esta debruça-se sobre a avaliação externa da área do português efetuada no 1.º e 2.º CEB, mais especificamente sobre o conhecimento gramatical dos alunos. Foram analisadas as provas finais de ciclo (PFC) e exames finais nacionais (EFN) dos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014 e estes comparados com os documentos reguladores do ensino do português, Programa de Português do Ensino Básico (PPEB, 2009) e Metas Curriculares de Português (MCP, 2012) percebendo possíveis causas para os resultados escolares pouco satisfatórios da área em estudo. Assim, é nosso propósito: i) analisar o PPEB (2009), no que concerne ao CEL; ii) analisar as MCP (2012), no que refere à gramática; iii) analisar as PFC do 1.º CEB (2013 e 2014); iv) analisar os EFN de 2.º CEB (2013 e 2014); v) conhecer os critérios de correção aplicados; vi) perceber as características da avaliação externa. Os resultados evidenciam que as PFC e os EFN não se encontravam totalmente de acordo com o que é parte integrante dos documentos reguladores da prática do português, que dirigiam o ensino efetuado em sala de aula.This report arise in the master's degree in education on the 1st and 2nd cycle of basic education as an assessment tool that analyzes the path developed during the second cycle of studies. As regards to its structure, it is divided into two distinct parts: the first relates to the operations performed during the supervised teaching practices in the context of 1st and 2nd CBE; the second concerns to the research practice. This focuses on the external evaluation of the Portuguese language teaching area made to students of 1st and 2nd CBE, more precisely on the grammatical knowledge of students. Both Finals Cycle Exams (FCE) as well as National Finals Exams (NFE) in the academic years of 2012/2013 and 2013/2014, were analyzed and compared with regulatory documents used for teaching Portuguese language: Portuguese Program of Basic Education (PPBE, 2009) and Portuguese Curricular Goals (PCG, 2012) trying to realize possible causes for unsatisfactory school results. Thus, it is our purpose: i) to analyze the PPBE (2009), regarding to CEL; ii) to analyze the PCG (2012), in terms of grammar; iii) to analyze the FCE 1st CBE (2013 and 2014); iv) to analyze the NFE 2nd CBE (2013 and 2014); v) to know the applied correction criteria; vi) to understand the external evaluation characteristics. Research results show that the FCE and NFE are not fully in accordance to the guidelines outlined in regulatory documents used for teaching Portuguese language, which guide teacher in the classroom.porprática de estágioportuguêsgramáticaavaliaçãodocumentos reguladores da prática letiva.probation periodportuguesegrammarassessmentguiding documents for teaching practiceAvaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?master thesis201160854