Piscalho, IsabelSeixas, SóniaMorgado, Marie Barbet2021-05-092021-05-092013-12-13202720519http://hdl.handle.net/10400.15/3474Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste Relatório Final de Estágio reflete todo o percurso vivenciado enquanto estagiária em três valências distintas, onde surgiu a questão de investigação desenvolvida – comportamentos que nos perturbam enquanto docentes na sala. Ao longo dos estágios era sempre realizado um diário de bordo em que eram escritos todos os dias os momentos mais marcantes e, neste caso, os comportamentos que considerava perturbadores, permitindo uma futura análise dos mesmos. Assim, ao longo das caracterizações dos estágios é possível encontrar algumas alusões ao percurso investigativo realizado. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa sendo a amostra as crianças dos três estágios por onde passei na medida em que constituíram a análise dos diários de bordo. Foram ainda realizadas três entrevistas às docentes cooperantes, levando-nos a entender qual a conceção que as docentes tinham do conceito – comportamentos perturbadores- e a sua forma de atuação nestes momentos. No final destas análises, passou-se à triangulação de dados onde foram confrontados os resultados obtidos nas entrevistas, nos diários de bordo e na fundamentação teórica alusiva à temática referida. Com este trabalho compreendeu-se que os comportamentos perturbadores são frequentes em todas as valências, embora com as suas especificidades, bem como qual a conceção dos docentes relativamente aos comportamentos perturbadores. A título de exemplo: a docente de jardim de infância considerou mais perturbador “quando uma criança bate sistematicamente nos outros” enquanto que a docente de creche considera muito perturbador quando as crianças mordem umas nas outras. Já a docente do 1º ciclo do ensino básico considera perturbador quando, numa atividade de grande grupo, as crianças interrompem com frequência a atividade. Conclui-se, assim, que os comportamentos perturbadores observados e referidos pelas docentes, bem como através da fundamentação teórica, podem influenciar de forma marcante o desenvolvimento da criança bem como do grupo, cabendo ao docente aplicar uma estratégia adequada consoante a criança e o comportamento ocorrido. O principal objetivo é levar a criança a modificar o seu comportamento, sempre que possível, substituindo o comportamento perturbador por um aceitável.This final report reflect the path experienced as an intern in three different valences, where arose the question of research developed - disturbing behaviours in operation / routine of the classroom. During the internship a logbook was always carried, in which were written, every day, the most memorable moments and more specifically, the behaviours considered disturbing, allowing a future analysis. Throughout the characterization of the stages is possible to find some allusions to the conducted investigative path. The methodology used was based on a qualitative approach and the sample where children from three stages where i participated, constituted by the analysis of the logbooks. Three interviews were made to the cooperating teachers, leading us to understand the meaning of the concept that the teachers had about the subject (disturbing behaviours), and the way they operate in these moments. At the end of these analyzes, the triangulation of the data was done, in which were confronted to results obtained in the interviews, with the ones obtained from the logbooks and theoretical background of the subject. With this work was understood that disruptive behaviours are common in all valences, although with its specificities, as well as which the design of teachers with regard to disturbing behaviour. For example: a Kindergarten Teacher considered more disturbing "when a child consistently beats the other" while Daycare Teacher considers very disturbing when children bite each other. The Teacher of the 1st cycle of basic education considers disturbing when during a large group activity, children often interrupt the activity. We conclude, therefore, that disruptive behaviours observed and reported by teachers as well as with theoretical basis, can have a remarkable influence in child development as well as the group, leaving the teacher to apply an appropriate strategy depending on the child and the behaviour occurred. The main goal is to make the children change their behaviour, wherever possible, replacing disturbing behaviours by acceptable ones.porciências da educaçãocomportamento perturbadorperceção dos docentespré-escolar1ºciclo do ensino básicodisturbing behaviourseducation scienceteachers' perceptionpreschool1st cycle of primary educationComportamentos perturbadores no funcionamento/Rotina da salamaster thesis202720519