Pappámikail, LiaSantos, Carolina Cássia Batista dosSantos, Ana Carolina Simões Lamounier Figueiredo dos2019-11-192019-11-192019-11-06202302679http://hdl.handle.net/10400.15/2743Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.O presente trabalho busca refletir sobre as Políticas de Inclusão pela Educação, instituídas através de ações afirmativas estabelecidas na Lei de Cotas (Lei nº 11.711/10) e no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto nº 7234/10) no Brasil. Por meio da revisão de literatura, a pesquisa buscou compreender como as Políticas de Inclusão pela Educação foram articuladas pelo Estado Brasileiro e como são vivenciadas e percebidas pelos sujeitos, os estudantes do Ensino Superior, matriculados no campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Inicialmente foi realizada pesquisa exploratória para fins de dimensionamento dos dados destas duas políticas afirmativas no IFB. Em seguida, sob os fundamentos da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas semi diretivas com os estudantes. Foram feitas 16 entrevistas com estudantes matriculados no Ensino Superior, participantes ou não das ações afirmativas aqui estudadas e oriundos dos 5 cursos superiores atualmente ofertados pelo campus. Compreendemos que as políticas afirmativas fazem com que os estudantes tenham várias visões do que é justiça, e que estes discursos são fruto do referencial que tiveram ao longo de sua formação escolar, das bases em que a escola esteve e está alicerçada. As falas dos estudantes nos fazem perceber que há injustiça na justiça e que para ser justo muitas vezes também precisamos ser injustos. Tais ponderações tornam-se conflitantes, inclusive para eles. Observamos também que a vulnerabilidade advinda da desigualdade e exclusão social presente nos lares destes estudantes tem demasiadas implicações em sua formação superior, gerando consequências para sua permanência, e ainda, que ao vivenciar estas políticas de inclusão sentem que vivenciam também formas de preconceito. Deparamos-nos com questões internas da Instituição, como a informação e a atenção dadas por professores e técnicos em educação contribuem de forma positiva ou negativa com a permanência dos estudantes, tornando-se em várias ocasiões definitivas na decisão de continuarem a formação ou abdicarem dela. Por último, vimos que os estudantes compreendem que estas políticas afirmativas são necessárias, mas não suficientes, configurando como um passo para a correção histórica e social de que carece o País.The present work seeks to reflect on Inclusion Policies for Education instituted through affirmative actions established by the Law of Cotas (Law 11,711 / 10) and by the National Program of Student Assistance (Decree 7234/10) in Brazil. Through the literature review, the research sought to understand how the Inclusion Policies for Education were articulated by the Brazilian State, as well as how they are experienced and perceived by the subjects, students of Higher Education enrolled in campus Brasília of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasilia. Initially, an exploratory research was carried out with the purpose of dimensioning the data regarding these two affirmative policies. Then, under the fundamentals of qualitative research, we conducted semi-directive interviews with the students. There were 16 interviews with students enrolled in the modality, participants or not of the affirmative actions studied here and attending the 5 higher courses currently offered by the Campus. We understand that affirmative policies allow students to have various visions of what is fair, and that their discourses are the result of the reference they have had throughout their school education, from the bases on which the school was and is founded. The students' speeches make us realize that there is injustice in justice and that to be fair we often also need to be unfair. Such considerations become conflicting, even for them. We also observe that the vulnerability arising from the inequality and social exclusion present in the homes of these students has too many implcations on their superior formation, generating consequences to their permanence. And yet, when experiencing these inclusion policies they feel that they also experience forms of prejudice. We are faced with internal issues of the Institution, such as information and the attention given by teachers and technicians in education, and how such situations contribute positively or negatively to the permanence of students, becoming on several occasions definitive in their decision to continue or give up. Finally, we see that the students understand that these affirmative policies are necessary, but not enough, becoming a step for the historical and social correction that the country lacks.poreducaçãoinclusãocotas sociaispolíticas de permanência estudantileducationinclusionsocial quotasstudent permanence policiesO paradigma das políticas de inclusão pela educação no Brasil: uma reflexão discentemaster thesis202302679