Paula, EuniceCampos, Joana2011-08-192011-08-192011Paula,E. & Campos,J. (2011). Histórias de vida:relação entre as vivências pessoais e profissionais na configuração das concepções e práticas em educação de infância. Revista Interacções,18(7),24-53.1646-2335http://hdl.handle.net/10400.15/515A presente publicação retoma parcialmente uma pesquisa que partiu da questão “Qual a relação entre a vida pessoal e a vida profissional no desenvolvimento dos percursos dos profissionais de educação de infância?”, para demonstrar a potencialidade do que comummente se designa por Histórias de Vida na investigação em educação, nomeadamente, sobre o desenvolvimento profissional de educadores/professores. Os procedimentos metodológicos adoptados combinaram a análise entre os eixos diacrónicos e sincrónicos com as dimensões pessoais e profissionais.- This article presents part of a research aimed at studying: a) the impact of the interactions between personal and professional lives in the professional development of kindergarten teachers; and b) the potential of Life Story method in research about teachers' professional development. The adopted methodological approach combines diachronic and synchronic axes with personal and professional dimensions.porHistórias de vidaNarrativasEducação de InfânciaHistórias de vida:relação entre as vivências pessoais e profissionais na configuração das concepções e práticas em educação de infânciajournal article