Cardona, Maria João2018-05-082018-05-082006Cardona, Mª João (2006). Educação de infância. Formação e desenvolvimento profissional. Chamusca: Ed. Cosmos.ISBN – 972-762-275-5972-762-275-5http://hdl.handle.net/10400.15/2200Nesta pesquisa procurou analisar-se a forma como a evolução das políticas educativas condicionou a história do grupo profissional das educadoras/educadores de infância. O estudo foi realizado em Santarém, considerando as características da rede institucional existente e das profissionais e dos profissionais de educação de infância que trabalham no distrito. Utilizando o método biográfico com um grupo de educadoras que realizaram a sua formação nas últimas décadas, em diferentes tipos de escolas de formação, foi feito um estudo do seu desenvolvimento profissional, analisando o percurso formativo e a forma como viveram a evolução das políticas educativas que caracterizaram os últimos anos. As várias questões analisadas, durante esta pesquisa, tornam evidente que a indefinição que tem caracterizado as políticas educativas definidas para a infância se repercute a vários níveis, nomeadamente na forma como é vivenciado o desenvolvimento profissional das educadoras/educadores de infância.porEducação de infânciaformaçãodesenvolvimento profissionalEducação de infância. Formação e desenvolvimento profissionalbook