Ferreira, AnaGalinha, Sónia AlexandraPereira, CristinaCardona, Maria JoãoVitório, AnabelaFonseca, P.Branco, NeuzaJúlio, LinaFernandes, VâniaPiscalho, IsabelCastro, Edna Ornelas deBarroso, IsabelCardona, Maria JoãoLinhares, Elisabete2025-03-212025-03-212025-03978-989-36146-1-7http://hdl.handle.net/10400.15/5740Este ebook compõe-se de sete textos elaborados no âmbito do mestrado em Administração Escolar, desenvolvido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Em comum, os textos apresentam projetos de intervenção que têm como objetivo a melhoria da qualidade da escola pública, embora estejam focados em diferentes graus de educação e ensino (do pré-escolar ao superior). São o resultado de trabalhos de investigação, enquadrados numa metodologia qualitativa e quantitativa e obedecem a uma estruturação comum: levantamento da problemática, e da sua pertinência, apresentação do enquadramento teórico, apresentação da metodologia da pesquisa, análise e comentário dos dados recolhidos à luz do suporte teórico, apresentação de propostas de intervenção e conclusões. Os textos, para além dos pontos em comum de âmbito formal, incidem sobre os elementos fundamentais que constituem a organização escola e que são o seu objeto de estudo: docentes, alunos, pessoal não docente, recursos, praticas letivas e de gestão, relações internas, relações com a comunidade próxima (autarquia) e internacional. Havendo variedade temática nos sete textos, esta é analisada e enquadrada por denominadores comuns: a administração educacional e a gestão organizacional.poradministração educacionalProjetosformação2ºcicloA definição de projetos na administração educacionalbook