Piscalho, IsabelSimão, Ana2023-02-092023-02-092014Piscalho, I. & Simão, A. (2014). Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentes. Revista Interacções, 30(10), 72-109. Doi https://doi.org/10.25755/int.4026http://hdl.handle.net/10400.15/4300Promover precocemente competências de autorregulação da aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Neste artigo, apresentam-se alguns fundamentos teóricos e perspetivas de 23 investigadores (psicologia da educação e/ou educação na área do desenvolvimento curricular), 5 educadores de infância e 7 professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre as abordagens educativas necessárias ao desenvolvimento de competências autorregulatórias nas crianças, em contexto da educação pré-escolar e do ensino básico. Serão apresentadas perspetivas dos entrevistados sobre: possibilidades da promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, o papel dos docentes na promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, as práticas educativas consideradas promotoras das competências autorregulatórias da aprendizagem nesta faixa etária e de que forma pode ser desenvolvida nos docentes uma consciencialização no sentido de promover competências autorregulatórias nas crianças dos 5 aos 7 anos. A utilização de instrumentos de apoio à prática pedagógica, parece ser a forma eleita pelos participantes do estudo como promotora de competências autorregulatórias junto de crianças em fase de transição escolar.Promoting early learning of self-regulation skills for the development of autonomy is considered a fundamental process in school and training throughout life. In this article, we present the theoretical foundations and perspectives of 21 researchers (educational psychology and/or education in the curriculum development area), 5 early childhood educators and 7 teachers of primary education on educational approaches needed to develop self-regulatory competencies in children in pre-school and primary school. Perspectives of interviewees are presented regarding the possibilities of promoting self-regulation of learning in children from 5 to 7 years of age, the role of teachers in promoting self-regulatory skills for learning, the best educational practices for developing those skills and how an awareness to promote self-regulatory skills in children can be developed in teachers. The use of instruments to support the pedagogical practice seems to be elected by the study participants as a promoter of self-regulatory competencies in children transitioning from preschool to primary education. Implications and suggestions for future research are discussed.porautorregulação da aprendizagemeducação pré-escolarensino básicocontinuidade educativadesenvolvimento profissionalself-regulated learningpreschool educationbasic educationontinuing educationprofessional developmentPromover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos – perspetivas de investigadores e docentesjournal articlehttps://doi.org/10.25755/int.4026