Guerra, AçucenaSantiago, ConceiçãoDias, HéliaPalma, SaraCarreira, TeresaYáñez Araque, BenitoPerez Perez, JorgeSoto Fernández, IreneTorres Alaminos, Maria AngustiasMoncunill Martínez, Maria EvaBocos Reglero, María JesúsFrias, AnaFrade, FátimaBia, FlorbelaBarros, Maria da LuzVolta, BarbaraMecugni, DanielaCastagnaro, ElenaAaberg, Vicky2024-08-032024-08-032024-06Dias, H., Frias, A., Mecugni, D. & Gómez Cantarino, M.S. (Coords.) (2024). E-book - Educação Sexual: Promover a Saúde Europeia. Guia Formativo. Escola Superior de Saúde de Santarém. Instituto Politécnico de Santarém.978-989-35760-3-8http://hdl.handle.net/10400.15/4923Trabalhar a educação sexual é uma das questões mais prementes, mas também das mais difíceis com que se confrontam os sistemas educativos da atualidade. Refletir estes desafios num projeto internacional, é uma excelente oportunidade para encontrar novas reflexões e abordagens. A partir de uma perspetiva holística, devidamente contextualizada, o projeto EdSeX, vem apresentar sugestões de trabalho bem fundamentadas que nos fazem pensar no que se espera da educação sexual, desde a infância, até ao ensino superior, refletindo a formação de profissionais que trabalham na área da saúde e da educação. São muitas as questões associadas à sexualidade que nos continuam a preocupar e que carecem de ser trabalhadas desde a infância. A identidade sexual começa a definir-se precocemente, e é também precocemente que se começam a construir ideias estereotipadas. Depois de muitos anos em que predominou um determinismo biológico que considerava que a natureza dos homens é diferente da natureza das mulheres, o conceito de género considera que as questões culturais associadas à identidade sexual são um constructo social. Concebendo a definição de género, num sentido amplo, multidimensional, tendo em conta a identidade, orientação sexual, as competências pessoais e interesses, a desconstrução de ideias estereotipadas é a base para a construção de uma maior equidade entre todos e todas desde a infância. Este processo implica que a educação sexual comece pela construção de um conhecimento critico de si próprio e dos/as outros/as, no reconhecimento da diversidade, numa perspetiva de cidadania. O conhecimento de si e do outro, é também a base para o conhecimento do contexto social e das variáveis que o caracterizam, nomeadamente os riscos que uma sexualidade pouco informada pode implicar. A prevenção da violência a nível sexual e afetivo começa precocemente e tem que ser trabalhada de forma construtiva nos vários níveis de ensino, sem esquecer o ensino superior e a formação dos futuros/ as profissionais de saúde e de educação que vão ter que fazer este trabalho com públicos cada vez mais diversificados. Neste contexto complexo, ter um Guião de apoio baseado em experiências diversificadas é uma excelente orientação que o projeto EdSeX nos proporciona. Este Guião promove a educação sexual como um processo de aprendizagem dinâmico, numa perspetiva dialógica, dando visibilidade à diversidade sexual, linguística e cultural, recorrendo aos meios digitais de forma construtiva e critica. A par dos recursos de trabalho fornecidos, o projeto tem a mais-valia da parte metodológica construída que deixa o caminho aberto para o desenvolvimento do trabalho já iniciado nos diferentes países envolvidos, a nível da formação e investigação. Que o projeto EdSeX seja a base para a construção de muitos mais projetos!poreducação sexualensino superiorjovensmigrantes e mulheresEducação Sexual: Promover a Saúde Europeia. Guia formativobook