Cabral, SaraPiscalho, IsabelSeixas, Sónia2023-01-282023-01-282022-06Cabral,S.; Piscalho, I. & Seixas, I. (2022). Mindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds.) A investigação na formação inicial de professores, 124-139. ISBN 978-989-54983-8-3978-989-54983-8-3http://hdl.handle.net/10400.15/4273O presente estudo foi elaborado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. O ambiente que envolve a criança é fundamental para um desenvolvimento harmonioso, assim, quando se verificou a presença constante do fator stress, tornou-se pertinente aprofundar a abordagem mindfulness e perceber qual a sua importância nos contextos educativos. Este estudo exploratório, de natureza qualitativa, desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu no desenvolvimento de atividades concretas baseadas em mindfulness nos contextos de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico; a segunda, na realização de entrevistas semidiretivas realizadas a oito especialistas reconhecidos no âmbito do mindfulness. Este exercício investigativo sugere que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para as crianças por promover o autoconhecimento e a autorregulação emocional. Ao cultivar a gentileza, a empatia, a gratidão e a generosidade contribui-se para a tomada de consciência de uma humanidade comum. A abordagem mindfulness é importante em contexto educativo pois sensibiliza para uma visão holística do desenvolvimento da criança.pormindfulnesscriançastressjardim de infância1.º ciclo do ensino básicoMindfulness na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo exploratóriobook part