Spínola, AnaReis, Alcinda2019-03-202019-03-202018-12-18http://hdl.handle.net/10400.15/2464A comunicação que se apresenta teve como ponto de partida a prática clínica dos enfermeiros com famílias migrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde e na gestão de situações de doença; e a necessidade de desenvolver estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para aprender a cuidar famílias migrantes em situação de doença. Organiza-se em três eixos temáticos que identificamos: 1) a pessoa/família migrante em situação de doença aguda; 2) os estudantes de enfermagem em processo de formação; 3) da formação à prática clínica com famílias migrantes. Como objetivo define-se: analisar os cuidados de saúde à família migrante doente desde o processo de formação dos estudantes de enfermagem. Mobilizam-se diferentes instrumentos de colheita de dados em processos de saúde-doença. Em Síntese torna-se fundamental o desenvolvimento da investigação do processo de formação conducente à prática clínica em enfermagem no sentido da sustentação dos cuidados – através da compreensão cultural das pessoas envolvidas – profissionais e migrantes.porFamília migrante doentePrática clínica de enfermagemCuidados de saúde à família migrante doente. Da formação à prática clínicaconference object