Cardona, Maria JoãoColaço, Susana2021-04-032021-04-032014Cardona, M.J. & Colaço, S. (2020).Para uma pedagogia no ensino superior. Bases para um trabalho de intervenção . Revista da UIIPS, 6(2). 87-962182-9608http://hdl.handle.net/10400.15/3443Pretende-se refletir o desempenho da docência no ensino superior, tendo em conta a sua diversidade e complexidade, reconhecendo as competências transversais comuns às várias áreas do saber. Privilegiando a dimensão pedagógico-didática relativamente aos seguintes aspetos: motivação e aprendizagem; apoio tutorial no ensino superior; promoção de uma atitude ativa do/as estudantes na construção do seu desenvolvimento profissional; construção/utilização de instrumentos de (auto)avaliação das práticas docentes. Este artigo apresenta o ponto de partida de um trabalho que pretendemos desenvolver como linha de pesquisa- intervenção no Instituto Politécnico de Santarém.2It is intended to reflect the performance of teaching in higher education, taking into account their diversity and complexity, recognizing the transversal skills common to several areas of knowledge. Privileging the pedagogical-didactic dimension in relation to the following aspects: motivation and learning; tutorial support in higher education; promoting an active attitude of the students in building their professional development; construction/use of instruments of (self) evaluation of teaching practices. This article presents the starting point of a work that we want to develop as a research-intervention at the Polytechnic Instituto of Santarém (Instituto Politécnico de Santarém). 3porpedagogiaensino superiorpesquisa-intervençãopedagogyhigher educationresearch-interventionPara uma pedagogia no ensino superior. Bases para um trabalho de intervençãojournal article