Eiriz, VascoBarbosa, NatáliaFigueiredo, José António2017-07-102017-07-102006-06Eiriz, V., Barbosa, N. & Figueiredo, J. (2006). Dimensões de análise da competitividade hospitalar em Portugal. Revista portuguesa de Gestão & Saúde, 1, 26-33http://hdl.handle.net/10400.15/1772Este artigo propõe um modelo conceptual de análise da competitividade hospitalar constituído por três dimensões. Partindo do conceito de competitividade hospitalar como a capacidade que um hospital tem em desenvolver um desempenho positivo, satisfatório e superior que lhe confira uma posição de vantagem competitiva em relação aos restantes hospitais, sugere que cada hospital recorra à análise da sua organização, comportamento e desempenho para aferir o seu nível de competitividade. Para estas dimensões são sugeridas as seguintes subdimensões: personalidade jurídica, complexidade organizacional e capacidade para a dimensão organização; grupos de interesse, oferta de serviços e relações interorganizacionais para a dimensão comportamento; e tipos de indicadores, custos e benchmarking para a dimensão desempenho. O artigo procede ainda a um breve diagnóstico do sector hospitalar público português recorrendo de forma implícita a algumas das dimensões propostas e termina sugerindo pistas de investigação que permitam validar e enriquecer o modelo proposto.porCompetitividadeOrganizaçãoComportamentoDesempenhoHospitalDimensões de análise da competitividade hospitalar em Portugaljournal article