Guedes, SaraPiscalho, IsabelUva, Marta2023-02-072023-02-072022-06Guedes, S. ; Piscalho,I. & Uva, M. (2022). Reflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformação. In M.J. Cardona & E. Linhares (Eds), A investigação na formação inicial de professores, 212-236. ISBN 978-989-54983-8-3978-989-54983-8-3http://hdl.handle.net/10400.15/4295Todas as crianças deverão ter direito à aprendizagem no quadro de uma educação de qualidade e, efetivamente, inclusiva. Todavia, os processos de Educação Inclusiva (EI) têm sido uma problemática constantemente presente na prática pedagógica e profissional dos/as docentes desde a formação inicial. É muito importante que um/a docente, em qualquer nível de ensino, seja promotor de uma educação de, com e para todos/as, independentemente das diferenças e características da pessoa. Uma escola inclusiva é aquela que abre as portas e garante que, à saída, os/as aprendentes conseguiram alcançar aquilo a que têm direito, ancorada num perfil de base humanista e no desenvolvimento de valores e competências que os/as torna aptos/as ao exercício de uma cidadania ativa, exercida em liberdade, democracia e bem-estar (Costa, 2018).poreducação inclusivapráticas pedagógicasnarrativas de autoformaçãoReflexão sobre práticas de educação inclusiva no contexto de iniciação à prática: processo de autoformaçãobook part