Rosa, MartaGodinho, Celeste2012-07-202012-07-202011-04http://hdl.handle.net/10400.15/657Poster apresentado no III Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de enfermagem. Santarém, Abril 2011.Esta comunicação surgiu com o objectivo de apresentar segundo a metodologia da revisão sistemática da literatura evidência científica referente à forma como os processos educativos em enfermagem contribuem para a aprendizagem da prática baseada na evidência pelo estudante. O papel do professor num paradigma de Bolonha perspectiva-se como orientador dos processos de pesquisa, aprofundamento e reflexão visando o desenvolvimento global do estudante, na conciliação com os seus processos de construção pessoal, para a mobilização das competências necessárias ao trabalho autónomo e independente no desenvolvimento dos processos de cuidados com as pessoas. Nesta lógica e no que se refere aos processos de aprendizagem do estudante relativos às competências do enfermeiro de cuidados gerais, focalizados na perspectiva de desenvolvimento e actualização nos processos de cuidados, perspectivamos a necessidade de consciencializar o estudante de que o sentido do desenvolvimento de tais aprendizagens se relaciona com ele próprio enquanto futuro profissional e investigador.porPRATICA BASEADA NA EVIDÊNCIAESTUDANTEENFERMAGEMAPRENDIZAGEMPratica Baseada na Evidência. Como aprendem os estudantes?other