Serrão-Arrais, AnaCatela, DavidMarreiros, B.Copa, B.Oliveira, A.Nunes, M.2024-02-102024-02-102023-11Serrão-Arrais, A., Catela, D., Marreiros, B., Copa, B., Oliveira, A., & Nunes, M. (2023). Construção e exploração da peteca em turma de 7-10 anos de idade com crianças de origem brasileira. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 395-400). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.978-989-53655-5-5http://hdl.handle.net/10400.15/4740O sentimento de pertença e inclusão são conceitos essenciais na sociedade e determinantes em ambientes educativos. Como a peteca (P) é um brinquedo indígena brasileiro, analisámos numa classe do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) (N=16, 106,6±10,3 meses; meninas=9; meninos=6), o comportamento de crianças de origem brasileira (B) (n= 8) e de outras nacionalidades (portuguesa e indiana) (D), perante o desafio de construir a sua P e com ela experimentar rebatimentos (R) individualmente e a pares (5 ensaios (E) por condição). Todas as crianças B sabiam o nome da P, mas das D só 3. Nenhuma tinha brincado com a P. No conjunto da amostra não houve diferença entre géneros e idades. As crianças B significativamente tiveram menos: tentativas nos nós, vezes de apoio no 2º nó, total de apoios para os nós, tempo para construir a sua P; e, realizaram mais R individuais nos 2º e 4º E e no conjunto e média dos E; e, na média de R a pares. Contrariamente aos pares sem crianças B, os pares mistos (D e B) realizaram uma média superior do 2º até ao 4º E, adicionalmente tiveram um total e uma média de R recíprocos superiores aos pares só D ou B. As crianças B reconheceram a P como seu artefacto identitário, tanto concetualmente como corporalmente; que se pode ter refletido na sua partilha com as crianças D. Os resultados deste estudo sustentam a possibilidade do uso do brinquedo, como artefacto cultural, na promoção do sentimento de pertença em crianças migrantes e de sustentabilidade de inclusão.The feeling of belonging and inclusion are essential concepts in society and determinants in educational environments. As the peteca (P) is a Brazilian indigenous toy, we analyzed in a class of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) (N=16, 106.6±10.3 months; girls=9; boys=6), the behavior of Brazilian origin children (B) (n= 8) and of other nationalities (Portuguese and Indian) (D), faced with the challenge of building their P and with it experimenting it individually and in pairs (5 trials (E) per condition). All the B children knew P's name, but only 3 of the D children. None had played with P. In the sample as a whole, there was no difference between genders and ages. Children B had significantly less: knot attempts, support times at the 2nd knot, total knot supports, time to build their P; and, they performed more individual hits in the 2nd and 4th E and in the set and average of the E; and, in batting average in pairs. Contrary to the pairs without B children, the mixed pairs (D and B) performed a higher average from the 2nd to the 4th E, additionally had a total and an average of reciprocal hits higher than the pairs with only D or B. The B children recognized the P as its identity artifact, both conceptually and bodily; which may have been reflected in their sharing with the D children. The results of this study support the possibility of the use of toys, as a cultural artifact, in promoting a sense of belonging in migrant children and the sustainability of inclusion.porcrianças migrantesinclusãopetecaBrasilconstrução de brinquedoPortugalrebatimentosinclusionmigrant childrentoy constructionhitsConstrução e exploração da peteca em turma de 7-10 anos de idade com crianças de origem brasileiraConstruction and exploration of peteca in 7-10 year-old classroom with brasilian origin childrenbook part