Cardoso, InêsRodrigues, CarinaFortunato, Catarina Germano Santos Mira2025-08-082025-08-082025-07-25203982274http://hdl.handle.net/10400.15/5848Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e reflete o percurso desenvolvido ao longo das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este percurso incluiu três contextos distintos na zona de Rio Maior: uma creche, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com um grupo misto de 16 crianças entre 1 e 2 anos; um primeiro estágio em jardim de infância, com 38 crianças dos 3 aos 6 anos; e um segundo estágio no mesmo contexto, com o mesmo número de crianças, onde decorreu a investigação. A primeira parte do relatório descreve os contextos educativos, os grupos, os projetos de intervenção, os ambientes pedagógicos e as atividades realizadas. Em creche, as práticas centraram-se no desenvolvimento da autonomia e da linguagem emergente, enquanto nos contextos de jardim de infância, as intervenções pedagógicas privilegiaram os domínios da cidadania, da expressão emocional e da linguagem oral, com recurso sistemático à literatura infantil como mediação. A segunda parte do relatório foca-se na prática investigativa desenvolvida durante o estágio final, subordinada ao tema “A importância do livro e da leitura na promoção da linguagem oral no jardim de infância”. Com base numa metodologia qualitativa, foram implementadas quatro sessões de mediação de leitura, explorando obras de literatura infantil selecionadas por critérios definidos como mais importantes por Sobrino (2000): o formato resistente a manipulação pouco experiente; o texto não ser demasiado extenso; as ilustrações bem visíveis e claras; conteúdos simples mas não simplistas. O grupo participante foi constituído por 10 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, uma amostra de conveniência e representatividade da diversidade do grupo maior. Os dados foram recolhidos através da observação direta participante, apoiada na elaboração de notas de campo, e da observação indireta, por meio de gravações áudio. Os resultados demonstram que a leitura em contexto educativo, quando mediada intencionalmente, promove não só a ampliação do vocabulário e a estruturação do pensamento, mas, também, o envolvimento emocional e a partilha verbal. Constatou-se uma evolução significativa na participação oral das crianças, especialmente quando envolvidas em rotinas de leitura interativas e contextualizadas. Conclui-se que o livro e a leitura podem ser instrumentos fundamentais no desenvolvimento da linguagem oral, sobretudo quando associados a práticas pedagógicas coerentes, afetuosas e atentas à escuta da criança.This report was prepared within the scope of the Master's Degree in Preschool Education at the School of Education of Santarém and reflects the path developed throughout the curricular units of Supervised Teaching Practice (STP). This path included three distinct contexts in the Rio Maior area: a nursery, within a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), with a mixed group of 16 children aged between 1 and 2 years; a first internship in a kindergarten, with 38 children aged 3 to 6 years; and a second internship in the same context, with the same number of children, where the research took place. The first part of the report describes the educational contexts, the groups, the intervention projects, the pedagogical environments, and the activities carried out. In the nursery, the practices focused on the development of autonomy and emerging language, while in the kindergarten contexts, the pedagogical interventions prioritized the domains of citizenship, emotional expression, and oral language, systematically using children's literature as a means of mediation. The second part of the report focuses on the research practice developed during the final internship, under the theme "The importance of books and reading in the promotion of oral language in kindergarten." Based on a qualitative methodology, four reading mediation sessions were implemented, exploring children's literature works selected according to the most important criteria defined by Sobrino (2000): a format resistant to inexperienced handling; text not overly lengthy; clear and visible illustrations; simple but not simplistic content. The participating group consisted of 10 children, aged between 3 and 5 years, a convenience sample representative of the diversity of the larger group. Data were collected through direct participant observation, supported by the elaboration of field notes, and indirect observation through audio recordings. The results show that reading in an educational context, when intentionally mediated, promotes not only vocabulary expansion and the structuring of thought but also emotional engagement and verbal sharing. A significant evolution in the children’s oral participation was observed, especially when they were involved in interactive and contextualized reading routines. It is concluded that books and reading can be fundamental tools in the development of oral language, especially when associated with coherent, affectionate pedagogical practices attentive to the child’s voice.poreducação pré-escolarliteratura para a infânciamediação leitoralinguagem oralprática pedagógicapreschool educationchildren’s literaturereading mediationoral languagepedagogical practiceA importância do livro e da leitura na promoção da linguagem oral no jardim de infânciamaster thesis