Teixeira, MadalenaJoanico, Eliana Patrícia Simões Branco2018-03-042018-03-042017-12-05201851539http://hdl.handle.net/10400.15/2144O relatório que a seguir se apresenta foi elaborado no âmbito da prática pedagógica realizada ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este relatório reflete e descreve as experiências vividas e as aprendizagens realizadas nos vários contextos de intervenção. No entanto, o estudo desenvolvido focou-se no contexto do 2.º CEB, nomeadamente na prática pedagógica em Matemática e em Ciências Naturais. Este estudo aborda a relação entre o Português e a Matemática, particularmente no que respeita à resolução de problemas matemáticos. É, por isso, nossa intenção testemunhar que a interpretação e a (in) compreensão da linguagem utilizada nos enunciados escritos influencia a seleção e a execução da estratégia adequada à resolução do problema. Na realidade, acredita-se que uma prática articulada do ensino-aprendizagem do Português e da Matemática privilegia o sucesso dos alunos na disciplina de Matemática, uma vez que permite superar dificuldades relacionadas com a interpretação dos enunciados. Nesta investigação, realizada na própria prática, utilizou-se a metodologia qualitativa e os dados apresentados resultaram do estudo desenvolvido na prática pedagógica. Os resultados obtidos reconhecem a importância e a influência do Português na resolução dos problemas matemáticos e que os alunos apresentam uma maior predisposição para a resolução de exercícios em lhes é exigida a compreensão da linguagem simbólica matemática.The following report was prepared within the framework of the pedagogical practice carried out during the Master's in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This report reflects and describes the experiences and the learning accomplished in the various contexts of pedagogical intervention. However, the study developed was focused on the context of the 2nd CEB, namely, at the moment of the pedagogical practice in Mathematics and Natural Sciences. This study addresses the relationship between the Portuguese and Mathematics, particularly with regards to solving mathematical problems. It is, therefore, our intention to demonstrate that the interpretation and understanding of the language used in written statements influences the selection and execution of the strategy appropriate to the problem solving. In fact, it is believed that an articulated practice of teaching and learning of Portuguese and mathematics favors the success of students in Mathematics since it allows them to overcome difficulties related to the interpretation of statements. In this study, performed in the practice itself, the qualitative methodology was used and the data presented resulted from the study developed in pedagogical practice. The results obtained recognize the importance and influence of Portuguese in the resolution of mathematical problems and a greater predisposition of the students to solve the exercises in which they are particularly required to understand mathematical symbolic language.porportuguêsmatemáticainterdisciplinaridadeproblemas matemáticoslinguagemleituratransversalidadeescritaportuguesemathematicsInterdisciplinarymathematical problemslanguagereadingwritingtransversalityA Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemáticamaster thesis201851539