Trajano, K.Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreCruz, Cleide Lemes da Silva2021-01-052021-01-052017Trajano, K. & Galinha, S.A. (2017). A importância da intervenção socioeducativa no contexto assistencial do tratamento do câncer infantil. In M.C. Silva & P.C. Dias (Ed.) Estudos em Educação Social: suas aplicações na educação profissional (pp. 21-34). Brasilia, Brasil: Editora Instituto Federal de Brasília.978-85-64124-50-9http://hdl.handle.net/10400.15/3208O objetivo principal da pesquisa foi analisar e interpretar os benefícios das intervenções socioeducativas realizadas com as crianças no contexto do acolhimento assistencial da casa de apoio. Tendo em vista esse propósito, a investigação buscou problematizar os efeitos das diversas mudanças pelas quais a criança transita durante a experiência do tratamento no contexto da casa de apoio para, tomando como base teórica o modelo da Teoria Bioecológica do 22 Estudos em Educação Social Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 1996), compreender em que medida as estratégias de intervenção analisadas podem influenciar os fatores para o contínuo desenvolvimento infantil, mesmo em meio às adversidades advindas com o tratamento de saúde prolongado. A proposta deste estudo é contribuir para uma noção abrangente sobre a importância da intervenção socioeducativa com crianças em tratamento oncológico e sobre a importância de o tratamento não negligenciar aspectos do desenvolvimento infantil.poreducaçãoinclusãointervenção socio-educativacancer infantilA importância da intervenção socioeducativa no contexto assistencial do tratamento do câncer infantilbook part