Lopes, Ilídio TomásCarriço, Ana Rita Ramos2014-12-112014-12-112014-10-14http://hdl.handle.net/10400.15/1113Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014Devido a um mercado altamente competitivo e a recente contracção dos critérios da atribuição de empréstimos pela banca, os gestores têm vindo a manipular os resultados financeiros das empresas com o objectivo de melhorar a imagem empresarial, frequentemente, recorrendo a sofisticadas estruturas legais para esse fim. Contudo, a informação divulgada pelas empresas não traduz a imagem adequada das atividades e operações. Esta divulgação dos dados fornecidos pelas empresas nem sempre é sinónimo de informação útil para as decisões diárias dos stakeholders. Durante o nosso estágio curricular, e verificando o supramencionado problema, decidimos produzir o presente estudo, analisando as informações fornecidas pelas empresas cotadas no PSI 20, baseado em conjunto com as International Accounting Standards.porContabilidade FinanceiraRelatório de EstágioManipulação de ResultadosInformação Contabilística e Divulgação da InformaçãoRelatório de estágio e a divulgação da informação:o caso particular das empresas que integram o PSI 20master thesis201012332