Chicau, CarlaRodrigues, Maria2015-10-062015-10-062012http://hdl.handle.net/10400.15/1334Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do ExercícioResumo O relatório de estágio pretende apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo (2011/2012), no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, junto de jovens pertencentes a cursos CEF (Cursos de Educação e Formação), na região de Rio Maior. O principal objetivo da nossa intervenção foi desenvolver, em jovens adolescentes, a aprendizagem de competências sociais e pessoais, essenciais á vida em sociedade, a partir da participação em atividades realizadas em grupo, e que envolvam o desporto e o exercício, tendo por base, o Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social de Hellison (2003). Como método de avaliação, foram aplicadas as escalas de avaliação global do autoconhecimento, autoestima, autorrealização, empatia assertividade, cooperação, liderança e resiliência de Jardim e Pereira (2006). Tendo sido realizados vários momentos de avaliação ao longo da intervenção (avaliação inicial, quatro avaliações intermédias e avaliação final). Comparando a avaliação inicial com a avaliação final, verificamos que nas turmas “A” e “B” os valores das competências avaliadas, aumentam ligeiramente. Na turma “C”, esses valores mantêm-se. Ainda, no âmbito do estágio curricular, foi realizado o workshop “Trilha o teu Caminho através do Desporto”, com o objetivo de dar a conhecer, a alunos pertencentes a cursos CEF, o que são competências sociais e pessoais, que utilidade têm nas suas vidas e porque são importantes, porque é que a adolescência é o momento mais apropriado para a sua aprendizagem, e o papel que o desporto pode ter nessa mesma aprendizagem.Abstract This internship report aims to present the work developed throughout this academic year (2011/2012), under the curricular internship of the master´s degree in psychology of sports and exercise, focusing on youngsters from CEF courses (Education and Formation Courses), in the region of Rio Maior. The main goal of our intervention was to develop, in young adolescents, the learning ability of personal and social skills, which are vital to the life in society, trough the participation on group activities that involve exercise and sports, based on the Hellison´s (2003) model of personal and social responsibility. As a method of evaluation, were applied the Jardim and Pereira´s (2006) global rating scales for self-knowledge, self-esteem, self-realization, empathy, assertiveness, cooperation, leadership and resilience. There were conducted several tests during this involvement (Initial evaluation, Four mid-term evaluations, and the final evaluation). Comparing the initial and the final evaluation, we verify that in the “A” and “B” classes, the values of the evaluated competences are slightly higher. In the “C” class, they remain almost the same. Still, in the scope of the curricular internship, the workshop “Trilha o teu caminho através do Desporto” was held, with the purpose of presenting, to the students from CEF courses, what are personal and social competences, which is the utility and the importance that they have in their lives, why adolescence is the most suitable period to learn them, and the role that sports can have in this same learning process.pordesenvolvimento de competênciasdesporto escolarDesenvolvimento de competências pessoais e sociais através do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desportomaster thesis