Rosa, MartaGodinho, Celeste2012-07-202012-07-202011-09http://hdl.handle.net/10400.15/654Poster apresentado na 11ª Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem da ALADEFEOs desafios actualmente emergentes no actual sistema de saúde, de forma a responder às reais necessidades dos cidadãos, remetem-nos para um questionamento constante sobre os saberes em uso pelos enfermeiros, e respectivos níveis de desenvolvimento e actualização. Nesta conjuntura, visando o desenvolvimento de uma prática baseada em evidência (PBE) em enfermagem, é fundamental reflectir sobre estratégias e condições essenciais ao seu desenvolvimento, nas quais destacamos as estratégias de aprendizagem conducentes à actualização de saberes, definindo assim como objectivo: compreender os processos de aprendizagem facilitadores da utilização da PBE na prática clínica dos enfermeiros. Desta revisão sistemática da literatura, emerge a identificação da PBE como uma das competências de cuidar necessárias no século XXI, enfatizando-se a sua utilização como principal estratégia para a qualidade dos cuidados.porPROCESSO DE APRENDIZAGEMESTUDANTEPRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIAPRÁTICA CLÍNICAENFERMEIROSEducação na promoção da prática baseada na evidênciaother