Santos, FernandoLouro, HugoFigueiredo, TeresaLopes, HélderRodrigues, José2021-08-102021-08-102017Santos, F.; Louro, H.; Figueiredo, T.; Lopes, H. & Rodrigues, J.(2017).Relação entre expectativas e perceções de treinadores de futebol jovem sobre a instrução em competição. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 17 (3), 79-91.1645-0523http://hdl.handle.net/10400.15/3576O presente estudo pretendeu analisar as expectativas e a auto perceção de treinadores de jovens sobre o objetivo, forma e direção da instrução emitida em competição. Foram aplicados, em oito competições dos campeonatos nacionais de Portugal, o Questionário sobre as Expectativas da Instrução e Comportamento dos Atletas em Competição e o Questionário sobre a Auto Perceção da Instrução e Perceção do Comportamento dos Atletas em Competição. Participaram neste estudo quatro treinadores de futebol jovem, cujas equipas competiam no campeonato nacional — juniores A (17-18 anos) e B (15-16 anos). O tratamento estatístico foi feito através da análise descritiva e, tendo em conta o teste de normalidade, as correlações foram verificadas através dos coeficientes de correlação de Pearson e Spearman. Verificámos que os treinadores tinham expectativas e a perceção de emitirem instruções com um objetivo afetivo e avaliativo positivo, sob a forma auditiva-visual. Além disso, esperavam emitir mais instrução à equipa, enquanto que, ao nível da perceção, consideraram ter emitido mais instrução ao atleta. Registámos correlações positivas entre as expectativas e perceção nas categorias instrução, avaliativa positiva, descritiva, prescritiva e afetividade negativa. Concluímos que existia pouca congruência entre as expectativas e a perceção do treinador relativamente à instrução emitida durante a competição.The aim of the present study was to analyze the expectations and self-perceptions of youth coaches regarding the objective, form and direction of the instructions delivered during competition. The Questionnaire of Expectations of Instruction and Behavior of Athletes in Competition and the Questionnaire of Self-Perceptions of Instruction and Perceptions of Behavior of Athletes in Competition were applied in eight national championships competitions in Portugal. Four youth soccer coaches, whose teams competed in the — juniors A (17-18 years) and B (15-16) national championships participated in this study. The statistical analysis was done using the descriptive analysis and, taking into account the normality test, the correlations were checked through Pearson and Spearman correlation coefficients. We found that coaches had expectations and perceptions of issuing instructions with positive affective and evaluative objectives, in an auditory-visual form. The coaches expected to issue more instructions to the team, while, at the level of perceptions, they believed they issued more instructions to the athletes. We registered positive correlations between expectations and perceptions in the categories of instruction, positive evaluative, descriptive, prescriptive and negative affectivity. We concluded that there was little congruence between the expectations and the perceptions of the coach regarding the instructions issued during competition.porauto perceçãoperceçãocompetiçãofutebolexpectationsself-perception/perceptioncompetitionfootballRelação entre expectativas e perceções de treinadores de futebol jovem sobre a instrução em competiçãojournal article