Correia, MarisaClara Martins, Maria2022-05-232022-05-232022-05Correia, M., Martins, M. C. (2022). O papel das atividades de divulgação científica na promoção da literacia científica. Saber & Educar, 31(1), 1-9. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol31.4361647-2144http://hdl.handle.net/10400.15/4001Recentemente, diversas problemáticas que afetam a nossa sociedade, como a pandemia da COVID-19 ou as alterações climáticas, têm feito emergir questões relacionadas com a desinformação e o negacionismo científico. A divulgação científica tem um papel fundamental na promoção da literacia científica e da compreensão pública da ciência em contextos não formais. Neste sentido, no âmbito de um Curso Profissional Superior foi desenvolvida uma disciplina com a finalidade de desenvolver competências para planearem, dinamizarem e avaliarem atividades de divulgação científica para crianças e jovens. Esta experiência revelou que os estudantes aprofundaram as suas ideias sobre os propósitos e a relevância da divulgação científica; bem como desenvolveram conhecimentos sobre a sua operacionalização.Several social debates related to environmental and health issues, such as the COVID-19 pandemic and climate change, have raised major concerns about misinformation and science denialism. Therefore, there is a need for public understanding of how science works and to promote scientific literacy in non-formal education contexts. Integrated in Higher Professional Education study cycle we developed a course that intended to enable students to plan, implement and evaluate scientific popularization activities for children and young people. This experience revealed that students acquired more mature ideas about the purposes and the relevance of popularization of science; and developed knowledge and skills to operationalize it.pordivulgação científicaeducação não formalliteracia científicapopularization of sciencenon-formal educationscientific literacyO papel das atividades de divulgação científica na promoção da literacia científicajournal articlehttp://dx.doi.org/10.17346/se.vol31.436