Colaço, SusanaNovo, CristinaBranco, Neusa Cristina VicenteLinhares, ElisabeteCorreia, Marisa2021-11-302021-11-302019Colaço, S., Novo, C., Branco, N., Linhares, E., & Correia, M. (2019). ITELab – Inovação na formação de professores. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (p. 229). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém.http://hdl.handle.net/10400.15/3760O poster apresenta o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação inicial de professores no âmbito do projeto Initial Teachers Education Lab - ERASMUS+Knowledge Alliance project (ITELab), coordenado pela European Schoolnet do qual a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém é parceira. Ao longo do ano de 2017 e de 2018 foi preparada e con-cretizada a versão piloto de um módulo de formação presencial e de um Massi-ve Open Online Course (MOOC) para futuros professores, tendo por base o referencial teórico Digital Competence for Educators. Com a implementação do módulo pretendia-se desenvolver nas futuras professoras a capacidade de planear o ensino-aprendizagem em torno de projetos interdisciplinares e com recurso às tecnologias digitais. O MOOC visava promover nos futuros profes-sores: o desenvolvimento de competências digitais; a aprendizagem de abor-dagens de ensino e aprendizagem ativas e colaborativas; a partilha de ideias com futuros professores de toda a Europa; e a construção de uma futura rede de aprendizagem profissional. O estudo exploratório envolveu estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Edu-cação Básica que participaram no módulo e estudantes dos mestrados que ha-bilitam para a docência (Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB – 2.º ano e em Ensino do 1.º CEB e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB – 1.º ano) no MOOC. Apresentam-se como resultados as atividades planificadas para o 1.º CEB pelas estudantes da formação inicial, em ambien-tes inovadores de aprendizagem inspirados na Future Classroom Lab. Nos tra-balhos desenvolvidos evidencia-se a apropriação feita pelas futuras professo-ras das características dos ambientes inovadores de aprendizagem, de metodo-logias de aprendizagem ativas e das potencialidades da integração curricular das tecnologias digitais.porcompetências digitais dos educadoresformação inicial de professoresintegração curricularprojeto ITElabtecnologias digitaisITELab – Inovação na formação de professoresconference object